Páginas

sábado, 22 de junho de 2013

Conhecimento

                                   



"numa guerra conhecimento é metade da vitória"
Não sei onde li ou escutei isso. Mas concordo. Mas não quero falar de guerra nem de nada parecido, mas da importância de conhecer o mundo a nossa volta. Somos cercados de pessoas que dominam diversos assuntos e muitas vezes deixamos que o que eles digam seja verdade absoluta. acredito que seja a partir disso que se formam as "massas de manipulação" ou seja, pessoas sem ideia própria que reproduzem discursos alheios.

Conhecimento creio eu, é fruto de uma busca pessoal, seja orientada ou não, se você continua sendo a mesma pessoa e não muda em nenhum sentido, tudo isso não será mais do que um vazio.

Também acredito que o conhecimento deve influenciar. Influenciar, não ditar. Não há nada pior do que alguém que tenta impor ideias como sendo verdades absolutas e todo o resto tá errado. influenciar é fazer com que as pessoas ao nosso redor além de perceberem nossa mudança também buscarão entender essa nossa mudança e assim criaremos mais pessoas que pesquisarão, que lerão e que questionarão. Falando em questionar, há uma diferença entre essa palavrinha e duvidar. Questionar é parte desse processo, questionar inclusive a nós mesmos, se estamos melhores que antes ou piores, ou os mesmos. se não houver questionamento tudo que acreditamos se tornará absoluto aê voltamos ao problema do absoluto e da falta de mudança.

Acho que o conhecimento é mutável sempre. Não há certos nem errados, mas argumentos que geram argumentos, que geram pessoas dispostas a questionar esses argumentos, que gera novos argumentos...


-Cleyton Vidal

3 comentários:

  1. Excelente texto e excelente oportunidade, para que todos que lerem, obterem conhecimento nas coisas do mundo, obterem sem imposição, mas de forma livre (que é a melhor forma). Cleyton, parabéns pela boa reflexão e eu achei muito boa a diferença que você mostra entre questionar e duvidar, sem falar que você fecha o texto com chave de ouro com o lance dos argumentos. Nota mil!

    ResponderExcluir
  2. vlw bruna!! conhecimento nuca é demais e sempre há a oportunidade de obter! :D

    ResponderExcluir
  3. Conhecimento. A única e verdadeira fonte de libertação e que além de tudo permite enxergar o mundo tal qual ele é. Muito bom velho!

    ResponderExcluir