Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

20/06/2013



Dia 20 de junho de 2013. Esse dia com certeza ficará na memória de muitos feirenses e de muitos “enses”, “anos”, “xabas”... pois esse foi um dos dias – digo um dos porquê com certeza não será o único – em que esquecemos quem somos. Skatistas, pagodeiros, corintianos, evangélicos, anarquistas, garis e vários outros elementos de diferentes setores e grupos da sociedade. Mas é o dia em que nos lembramos de uma ideia. Uma única ideia, que movimentou muitas outras ideias. E essa ideia estava em um único chamado: VEM PRA RUA!! Essa ideia uniu, vou dizer de novo e com Caps Lock: UNIU grupos tão divergentes e que normalmente vemos se estranharem e se olharem estranhos simplesmente por que era um chamado para todos nós. Para nos lembrar de que somos todos brasileiros e quando a merda acontece, ela acontece para todos nós. Todos sofremos com a corrupção, com as mazelas da saúde e educação que estamos acostumados a ver.

Estamos escrevendo história agora e modificando nosso futuro. O legado de tantos grupos que lutaram pela liberdade faz-se presente na luta pela justiça. Não vamos parar agora, a luta acabou de começar, o gigante acabou de acordar e a nossa história, a história da nossa geração, começou a ser escrita, escrita com luta, orgulho, grito e união.

Claro que pra escrever essa história, não está sendo fácil, muita coisa tivemos que enfrentar tentativa de intimidação, bandeiras partidárias querendo se aproveitar do momento, mas, quando pensamos que um futuro está em jogo e que tudo depende de nós, essas coisas ficam pequenas e nós estamos lá, a serviço da mudança e da luta.

O dia foi gratificante para os tantos feirenses que estiveram nas ruas, construindo e escrevendo um futuro maior e melhor. É lindo ver que nós fazemos parte dessa construção e que nós estamos provando que somos o futuro.

Mas como nem tudo são flores, devemos dizer que o movimento nos decepcionou muito em alguns pontos. Claro, como já foi dito, que a mobilização foi excelente. Não nos lembramos de já ter visto tanta gente mobilizada assim aqui em Feira e isso foi ótimo. No entanto, devemos confessar que depois de refletir um pouco percebemos que a mobilização falhou em seu objetivo básico: para quem protestamos? A câmara estava fechada, assim como a prefeitura e a estação de transbordo.

Outra coisa foi o fato do tão falado trio elétrico, para não criar uma discussão enorme em torno disso resumiremos a uma frase: não concordamos. E para sermos sinceros nem ouvimos o que estava sendo dito mesmo, acabou que para nós não fez a mínima diferença.

No fim demos um rolê, gritamos, cantamos o hino umas duas ou três vezes e voltamos para casa, uns se sentindo satisfeitos com isso, outros pensando “o que foi isso?”.

E para evitar qualquer mal-entendido, dizemos mais uma vez: a manifestação teve sim seu valor, mobilizou o povo feirense, mostrou que tem gente disposta a lutar. Só que nas próximas vezes precisa ter mais organização, menos partidarismo e principalmente precisa que o povo tome a voz do movimento também. #ficaadica

Feira de Santana, Brasil, obrigado por me fazer sentir orgulho da minha terra.

-Blog Papel, Caneta e Dois Dedos de Refri

Nenhum comentário:

Postar um comentário