Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

Palavras apenas


Outro dia li um texto sobre palavras, ontem li um texto sobre palavras, lembrei de uma música de Vanessa da Mata que fala das palavras. Percebi que não há nada mais importante que palavras. As palavras ditas nas horas certas, podem mudar uma vida, podem mudar para o bem ou para o mal. Isso pode ser uma coisa óbvia, no entanto, não paramos pra pensar em como empregamos as palavras que dizemos. Quando bem dita, uma frase composta pelas palavras "eu gosto de tu", pode mudar uma história de duas pessoas que se gostam profundamente, mas tem medo de assumir. Uma palavra como "sim" na hora do casamento, pode reafirmar o amor de duas pessoas, um "sim" pode ajudar uma pessoa, mas isso se colocado de forma pura e verdadeira. Uma palavra como "não" pode derrotar uma vida, mas também pode livrar uma pessoa de alguma coisa errada. Quando uma mãe diz "não", nem sempre ela está negando sem razão, muitas vezes há uma relação muito mais forte quando essa palavra é dita.
Mas, eu gostaria mesmo de tratar das palavras que são ditas sem pensar, e que causam um estrago muito maior do que podemos imaginar. É importante parar pra pensar antes de simplesmente soltá-las por aí, é importante pensar em como determinada pessoa vai receber o que foi dito e em como isso será determinante em uma vida. Essa palavra mal dita pode acabar com um sonho, diminuir com um sentimento ou até acabar com tal sentimento.
Uma palavra bem dita, bem escrita, pode fazer um bem enorme, mas a palavra mal dita, traz consequências muito maiores.
Quando se diz sem pensar ou no momento de raiva, você ofende, humilha e nunca se importa com o que disse, nunca mede o que diz e sempre tem a sensação de que nunca fez o mal, no entanto, a pessoa que recebe essas palavras, sempre ficam com elas sendo repetidas a todo momento na cabeça, remoendo e guardando para si.
Seria bom se pensássemos antes de ofender e empregar mal, uma coisa bela e de suma importância que é a palavra.
Para finalizar, usarei uma frase apenas da música de Vanessa da Mata, que se chama "As Palavras", é uma frase que resume todo o meu intuito nesse texto: "Tome conta do que vai dizer."

-Bruna

2 comentários:

  1. Sabias 'palavras', estimada Bruna.

    ResponderExcluir
  2. utilizar palavras, seja em que contexto for é uma arte que nem todos dominam. vc expressa muito bem essa arte criando uma reflexão rica e objetiva com uma ótima mensagem. gostei! :D

    ResponderExcluir